O quadro 2 apresenta os equipamentos que estão sendo obtidos através de recursos provindos de diversos projetos, concluídos ou em andamento.

OBSERVAÇÕES:

• As escolas atingidas pelos projetos em andamento são 913, possuem 924.796 alunos, 44.579 professores e 37.447 regentes.
  • Através do OP 1999 – PI 2000, foi repassada a verba para as escolas selecionadas adquirirem 1258 microcomputadores.
  • Pelo OP 2000 – PI 2001, a SE adquiriu 1400 microcomputadores para serem colocados nas escolas estaduais selecionadas.
  • Pelo PROINFO/1996, estão destinados ao estado do Rio Grande do Sul 6.060 microcomputadores para serem colocados em 378 escolas estaduais e municipais. Até o momento foram contempladas 56 escolas estaduais e 45 escolas municipais, num total aproximado de 1450 microcomputadores.
  • Através do projeto Rede Teleinformacional, da SE com verba do FNDE, foram colocados 809 microcomputadores em 262 escolas durante o ano de 1999/2000.
  • A lei 9998 de 17/08/2000, institui o Fundo de Universalização do Serviços de Telecomunicações - FUST - onde o Governo Federal vai contemplar diversos recursos para as escolas de ensino médio no Estado a partir de 2001.

A Secretaria de Educação, por sua parte, construirá uma proposta para a Informática na Educação nas escolas estaduais, envolvendo a comunidade escolar, os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs), equipes das Coordenadorias Regionais de Ensino (CREs) e a própria Secretaria, a partir dos princípios e diretrizes definidos pela Constituinte Escolar, propondo a utilização da informática como ferramenta que auxilie na construção da Escola Democrática e Popular.

Os equipamentos previstos para constituir os laboratórios seguem a configuração sugerida pelo grupo do Software Livre – PROCERGS e seguirão a configuração, sugerida pelo grupo Software.