O acesso à Internet será proporcionado pelo Via-RS (PROCERGS) e a estrutura prevista pelo grupo de Software permitirá a criação de homepages para as escolas, a utilização intensiva do correio eletrônico como forma inicial e básica de comunicação, bem como espaço para os alunos publicarem e apresentarem seus trabalhos e projetos para a comunidade.

A integração da Rede Escolar com a SE e CREs através da Rede RS também é essencial. A Rede RS atualmente possui 7 POPs (Pontos de Presença), incluindo a PROCERGS, com a previsão de chegar a mais de 22 locais, totalizando 29 POPs distribuídos no Estado. Estes POPs possuirão infra-estrutura adequada para oferecer serviços IP e Internet, permitindo a conexão das 30 CREs com a SE e entre as próprias CREs, além de permitir a conexão das escolas estaduais com a SE e CREs.

A Secretaria de Educação estará brevemente conectada à Rede RS através de fibra ótica, interligada diretamente à PROCERGS e possibilitando a comunicação com grande largura de banda e velocidade.

Por sua vez, as CREs possuirão um tráfego característico com demanda previsível de volumes relativamente constantes de dados e necessidade de consulta on-line.

Diante das possíveis soluções, a que apresenta a melhor relação custo x benefício x viabilidade é o Serviço de Linha Dedicada Digital.