• Softwares
  • Configuração Lógica da Rede
  • Configuração de Hardware e Software
  • Softwares

O Projeto Rede Escolar Livre RS pretende disponibilizar em todas as escolas da rede pública do Estado do Rio Grande do Sul uma infra-estrutura que permita o acesso à informações e recursos pedagógicos na Internet bem como uma maior integração entre os diversos estabelecimentos de ensino da rede pública estadual.

Esta infra-estrutura será baseada em software livre como Sistemas Operacionais e Servidores (WEB, de Correio, Firewall, etc.) de código aberto.

A proposta é que cada escola seja um núcleo independente de serviços (inicialmente Correio Eletrônico, Hospedagem de Páginas WEB e Transferência de Arquivos) e que, através de padrões, definições e orientações definidos pela PROCERGS, consiga-se formar uma grande Rede Escolar que insira os corpos docente e discente da rede pública na rede mundial.

A PROCERGS criará, distribuirá e manterá atualizada uma configuração padrão de serviços que será repassada, através dos NTEs, para instalação nas escolas segundo as definições apresentadas a seguir. Caberá a cada escola a administração e operacionalização do seu ambiente (manutenção de contas de e-mail, atualização dos conteúdos WEB e de arquivos, execução de backup de dados, etc.)

Configuração Lógica da Rede

As escolas deverão estar ligadas a internet, obedecendo a nomenclatura de domínio estabelecida pela PROCERGS. Cada escola/NTE deverá ser um subdomínio da rede escolar do Estado, como, por exemplo:

Domínio da rede escolar = rs.g12.br ou rel.rs.gov.br

Domínio da escola São Paulo = saopaulo.rs.g12.br ou saopaulo.rel.rs.gov.br

Cada aluno terá uma conta de email no servidor de sua escola.

Exemplo: joaozinho@rs.g12.br ou joaozinho@rel.rs.gov.br

Esta estrutura permite a integração da escola na Rede Escolar, facilitando o controle e mantendo uma estrutura de simples reconhecimento por todos como parte da rede.

Configuração de Hardware e Software

A configuração dos servidores e das Estações de Trabalho rodando GNU/Linux seguem àquelas apresentadas na seção Equipamentos.

O Sistema Operacional recomendado para o servidor: Sistema Operacional GNU/Linux Debian.

Os seguintes serviços deverão ser obrigatoriamente instalados e habilitados:

• SSH e SSH2: Secure Shell.
    • Postfix e Cyrus: "Mail Transfer Agent".
    • ftpd-BSD: "file transfer protocol daemon".
    • ipchains: filtro de pacotes para implementação de firewall e roteamentos.
    • Apache/Mysql/PHP: Webserver
    • Samba: É uma coleção de programas que implementa o protocolo SMB em systemas unix-like, habilitando um servidor de arquivos e impressão para máquinas windows, NT, OS/2 e DOS.
    • dhcpd: Protocolo de configuração dinâmica de hosts.
    • Squid: Web Cache Proxy.

Os softwares a serem utilizados serão os escolhidos pela SE entre os existentes, mas, para facilitar esta seleção, será realizada uma análise inicial pela PROCERGS. Dentre os softwares existentes existe um conjunto chamado LinuxforKids, que reúne uma gama de softwares de cunho educacional.

Esta pré-análise busca identificar uma gama relativamente grande de softwares e resumir seu escopo para que a SE possa analisar e escolher os que considerar condizentes com sua proposta pedagógica.