Equipamentos
  NTE's
  Projetos de Informatização
  Bate-papo

Volta para a página principal

• Redes
  • Análise da Solução
  • Acessos
  • Redes

Diante da perspectiva de um projeto que possibilite disponibilizar recursos de informática para as escolas estaduais, foi elaborado um estudo apresentando uma estimativa do que seria necessário para viabilizar a implantação de um laboratório de informática com acesso dedicado à Internet para uma escola.

A solução adotada prevê a implantação de uma infra-estrutura que permita a conexão de dez microcomputadores através de uma rede local. Esta, por sua vez, estaria conectada à Rede RS possibilitando acesso à Internet e também a interligação das escolas entre si, com as CREs e a Secretaria da Educação.

Inicialmente seriam utilizados servidores GNU/Linux para a função de servidores da rede e também como roteadores, diminuindo substancialmente o custo com software e com a utilização de um roteador convencional.

Para as estações haveria um processo progressivo de migração do ambiente Windows para uma plataforma de Software Livre.

Este processo está amparado num projeto pedagógico e prevê também a utilização de aplicações de caráter administrativo nas escolas.

Análise da Solução

Está análise representa uma primeira estimativa. Em função do universo de 3.033 escolas estaduais consideramos que os valores deveriam ter como referência uma escola que tivesse as seguintes prerrogativas:

• Distância de 200Km de Porto Alegre (média).
    • Sem instalações ou equipamentos de informática.

Aos softwares que serão utilizados nas estações caberão aos setores competentes, envolvendo tanto as definições específicas dos softwares básicos como das aplicações específicas, sejam de âmbito pedagógico como administrativo.

Tecnicamente a PROCERGS, através da Divisão de Telecomunicações (DTC) será responsável pela instalação, configuração e gerenciamento do software que implementará os serviços de roteamento, NAT e Firewall no equipamento destinado para tal fim, no caso o próprio servidor da rede, que utilizará o sistema operacional GNU/Linux com a instalação dos pacotes destinados à prover os serviços citados.

Acessos

Basicamente estão previstos dois tipos de acesso: à Internet e às CRE/SE. O fato da escola poder acessar à CRE/SE indica que, potencialmente, ela está apta a comunicar-se com qualquer outra escola que também possua este tipo de acesso.

Ambos os acessos poderiam utilizar de um mesmo meio físico. Inicialmente seriam utilizados canais dedicados, fornecidos por alguma operadora tal como CRT BRASIL TELECOM ou EMBRATEL.

Futuramente, poderia haver uma migração para outras tecnologias que oferecessem maior velocidade com menor custo tais como: ADSL, Links de Rádio, Satélite, Cablemodem, etc.