Apresentação
  Equipamentos
  Softwares
  Redes
  Acesso à Internet
  Sistemas de Informação
  Educação a Distância
  Laboratórios Pilotos
  NTE's
  Projetos de Informatização
  Links
  Fale Conosco
  Bate-papo
 
Volta para a página principal

Educação Sem Distância 




Inúmeros são os ambientes hoje disponíveis para suporte à criação de cursos a distância. No entanto, poucos são aqueles que foram desenvolvidos sob a ótica de software livre.
 
A partir de um levantamento e estudo dos recursos disponíveis em diversos ambientes (comerciais ou desenvolvidos através de projetos de pesquisa em universidades de renome), selecionamos aquele que atendia as expectativas do projeto da Rede Escolar Livre: seguir os pressupostos construtivistas e interacionista, bem como ser desenvolvido sob a filosofia do software livre.
 
Um destes ambientes, já amplamente utilizado pela comunidade acadêmica, é o TelEduc . O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido visando o processo de formação de professores para informática educativa, baseado na metodologia de formação contextualizada desenvolvida por pesquisadores do NIED (Núcleo de Informática Aplicada à Educação) da Unicamp. Você também pode obter mais detalhes visitando o site do projeto TelEduc, no NIED/Unicamp. 
 
Na Procergs, o ambiente foi instalado e pode ser acessado pelo endereço:
 

 
Cabe aqui salientar que, para ingressar em um determinado curso, é necessário estar matriculado (inscrito) em algum curso. Mas você pode conhecer os recursos do ambiente através de nossa demonstração.
 
 
Para conhecer um pouco mais sobre os recursos do ambiente, consulte nosso Guia do Usuário (versão 3.0.6), onde estão descritas as principais funcionalidades do ambiente e seu uso, considerando a visão do formador e administrador de um curso.   (se desejar visualizar este Guia no formato pdf, 1,8 Mb, clique aqui)
 
Quer saber mais sobre Educação a Distância e descobrir porque adotamos o termo Educação Sem Distância?    

 


Logo do Acrobat Reader

OBS: para visualizar um documento no formato pdf, você precisa instalar o Acrobat Reader em seu computador! Caso você não tenha, clique no botão ao lado para fazer seu download.

^ subir

<< voltar